Enem + Prouni - 20/06/2009

sábado, 20 de junho de 2009

O Ministério da Educação vinculou a garantia às bolsas integrais ou parciais do ProUni ao bom desempenho no Enem. Assim, ao mesmo tempo em que o número de participantes no Exame aumentou as notas também tiveram uma melhora significativa. Portanto, só pode participar do ProUni o estudante que tiver feito a prova do Enem do ano anterior, e tiver obtido nota mínima de 45 pontos (média entre a nota da prova objetiva e a nota da redação). Mas esse é apenas um dos pré-requisitos para conseguir uma bolsa.
Critérios
É preciso que o estudante satisfaça uma das seguintes condições:

• ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou

• ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou

• ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou

• ser portador de deficiência, ou

• ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Oportunidade
O candidato à bolsa fica dispensado do vestibular da instituição em que pretende estudar, e fará uma prova específica sem a cobrança de taxas somente se a faculdade desejar. Portanto, se você tem dúvidas quanto à sua capacidade, o Enem pode ser uma boa oportunidade de exercitá-la. Assim, você pratica seus conhecimentos e ainda tem chance de conseguir uma bolsa pelo ProUni ou um acréscimo na sua pontuação em alguns dos melhores vestibulares.

Para fazer a sua inscrição no ENEM 2009 clique aqui.

Encerramento dos alunos do Noturno - 20/06/2009




No dia 17 de junho aconteceu no Kleber Pacheco a Festa Junina dos alunos do noturno, num clima de muita animação e integração entre alunos, professores e funcionários. Teve muita comida, uma quadrilha muito animada , desfile da rainha do milho, casamento na roça e muito forró. A festa marcou o encerramento das nossas atividades do primeiro semestre. Aproveitamos para desejar um ótimo recesso para todos!

2º Festival Anual da Canção Estudantil - 20/06/2009

O FACE será realizado em todas as unidades escolares estaduais,envolvendo aproximadamente 1.042.226 educandos e os educadores que atuam nas áreas de Artes, Língua Portuguesa e Literatura e disciplinas afins. A realização do FACE ocorrerá em três etapas eliminatórias:
• Os Mini Festivais nas Unidades Escolares - 25 de maio a 10 de julho de 2009 - que premiarão os três primeiros escolhidos e o 1º lugar será o representante da Escola no Festival Regional;
• Os Festivais Regionais das 33 DIREC - 18 de julho a 06 de setembro de 2009 - nos quais haverá a premiação dos três primeiros escolhidos, mas apenas o 1º lugar será o representante da região para participar da seleção da Final;
• O Festival Estadual – 02 de outubro de 2009 - a grande final acontecerá na cidade de Salvador com a participação dos 15 finalistas selecionados entre os 33 representantes dos Festivais Regionais. Saiba mais clicando aqui.

Mensagem de Reflexão - 20/06/2009

Aí, um dia você toma um avião para Paris, a lazer ou a trabalho, em um vôo da Air France, em que a comida e a bebida têm a obrigação de oferecer a melhor experiência gastronômica de bordo do mundo, e o avião mergulha para a morte no meio do Oceano Atlântico. Sem que você perceba, ou possa fazer qualquer coisa a respeito, sua vida acabou. Numa bola de fogo ou nos 4 000 metros de água congelante abaixo de você naquele mar sem fim. Você que tinha acabado de conseguir dormir na poltrona ou de colocar os fones de ouvido para assistir ao primeiro filme da noite ou de saborear uma segunda taça de vinho tinto com o cobertorzinho do avião sobre os joelhos. Talvez você tenha tido tempo de ter a consciência do fim, de que tudo terminava ali. Talvez você nem tenha tido a chance de se dar conta disso.
Tudo que ia pela sua cabeça desaparece do mundo sem deixar vestígios. Como se jamais tivesse existido. Seus planos de trocar de emprego ou de expandir os negócios. Seu amor imenso pelos filhos e sua tremenda incapacidade de expressar esse amor. Seu medo da velhice, suas preocupações em relação à aposentadoria. Sua insegurança em relação ao seu real talento, as chances de sobrevivência de suas competências nesse mundo que troca de regras a cada seis meses. Seu receio de que sua mulher, de cuja afeição você depende mais do que imagina, um dia lhe deixe. Ou pior: que permaneça com você infeliz, tendo deixado de amá-lo. Seus sonhos de trocar de casa, sua torcida para que seu time faça uma boa temporada, o tesão que você sente pela ascensorista com ar triste. Suas noites de insônia, essa sinusite que você está desenvolvendo, suas saudades do cigarro. Os planos de voltar à academia, a grande contabilidade (nem sempre com saldo positivo) dos amores e dos ódios que você angariou e destilou pela vida, as dezenas de pequenos problemas cotidianos que você tinha anotado na agenda para resolver assim que tivesse tempo. Bastou um segundo para que tudo isso fosse desligado. Para que todo esse universo pessoal que tantas vezes lhe pesou toneladas tenha se apagado. Como uma lâmpada que acaba e não volta a acender mais.
Então, aproveite bem o seu dia. Extraia dele todos os bons sentimentos possíveis. Não deixe nada para depois. Diga o que tem para dizer. Demonstre. Seja você mesmo. Não guarde lixo dentro de casa. Não cultive amarguras e sofrimentos. Prefira o sorriso. Dê risada de tudo, de si mesmo. Não adie alegrias nem contentamentos nem sabores bons.
Seja feliz.
Hoje.
Amanhã é uma ilusão.
Ontem é uma lembrança. No fundo, só existe o hoje.
Por Adriano Silva 04/06/2009 – Revista Exame